new-signs-comunicacao-visual-campinas-logo

Novidades

| BLOG |

Comunicação visual na história da humanidade e sua influencia na atualidade

comunicação visual faz parte da humanidade desde que o homem pre-histórico começou a observar a natureza para fazer uso das plantas e dos animais. Vejamos a definição de “Comunicação Visual”

“Comunicação Visual é todo meio de comunicação expresso com a utilização de elementos visuais, como: signos, fotografias, desenhos, gráficos, vídeos entre outros.”

Antes de se usar os termos: design visual ou programação visual, adotava-se comunicação visual para a determinação da área de enquadramento do designer visual.

É toda transmissão e recepção de uma mensagem por meio exclusivo da visão[2] Para tanto, a comunicação visual faz uso da Linguagem Visual.

Esse campo também explora a ideia de que uma mensagem visual[3] que acompanha o texto tem um maior poder de informar, educar ou persuadir uma pessoa ou público.”

comunicação visual é importantíssima para a história da humanidade desde os seus primórdios com as pinturas rupestres e depois nas ilustrações que ajudavam a contar histórias, passar uma mensagem ou uma ideia.

Comunicacao-visual-na-historia-da-humanidade-blog-New-Signs

Comunicação Visual e suas formas

  • Quando andamos por uma grande metrópole hoje como São Paulo é quase impossível prestar atenção em TODAS as formas de comunicação visual, somos impactados por mais de 3000 anúncios por dia, contando com Internet, TV, rádio, Jornais, Revistas e comunicação visual que é composta por fachadasbannersoutdoor, material publicitários nos pontos de venda, comunicação interna em edifícios e empresas, etc.

    Por ano nosso cérebro recebe mais de um milhão de impactos publicitários; quantos deles surtem efeito ou quais campanhas são mais efetivas, talvez nunca saberemos devido a quantidade de variáveis envolvidas.

    Desses 3000 impactos diários a comunicação visual é responsável por boa parte deles. Apesar de hoje contar com elementos tecnológicos avançados, a comunicação visual apela para apenas um dos nossos sentidos, a visão.

    comunicação visual evolui e procura se manter ativa e efetiva em uma época em que as pessoas se fixam cada vez mais em telas de aparelhos eletrônicos.

    É difícil determinar quantas pessoas veem por dia uma fachada de loja, um banner ou mesmo um Outdoor, porém, é comprovado que esses elementos visuais são fatores decisórios importantes na hora da compra.

    Por mais que as pessoas estejam online e comprando através dos meios eletrônicos, boa parte ainda usa a internet como “guia de compras” e se deslocam até as lojas físicas para comprar produtos. É neste momento que a comunicação visual no trajeto até a loja física e mesmo a comunicação interna nos estabelecimentos criam os estímulos finais na decisão de compra e no ticket médio de venda.

    O estímulo ao consumo é tema de muitas discussões e ainda será por muitos anos. O certo é que a criatividade continua sendo a chave para que a mensagem seja entregue e produza o resultado esperado.

    Continue acompanhando o blog da New Signs aqui no nosso site e nas redes sociais ficar sabendo da últimas novidades da comunicação visual e do mundo da propaganda e do marketing.